FORMATO PAPEL

Parte 1  - Parte 2

  • icone-email.png
  • Google+ clássico
  • logo google maps_edited.png
  • Ícone de App de Facebook
  • icon_address_edited.jpg
  • phone_edited.png

Fátima

Fátima é uma cidade portuguesa, sede de freguesia, subdivisão do concelho de Ourém, com 71,29 km² de área e 11 596 habitantes (2011). Densidade: 162,7 hab/km². Pertence ao Distrito de Santarém, na região de Lisboa e Vale do Tejo e sub-região do Médio Tejo. A sua fama mundial deve-se ao fato de, em 13 de maio de 1917, a Virgem Maria alegadamente apareceu aos pastorinhos, na forma de Nossa Senhora de Fátima.

A nível eclesiástico, a cidade é simultaneamente sede de diocese com a cidade de Leiria. O nome foi modificado pelo Papa João Paulo II a 13 de maio de 1984.

A única paróquia existente na cidade tem como orago Nossa Senhora dos Prazeres. A freguesia da Serra, como era original-mente conhecida, fora desmembrada da Colegiada de Ourém no ano de 1568.

O nome da cidade (antigamente aldeia e depois vila) vem do nome árabe Fátima (Fāţimah,Árabe: فاطمة ). Existe o conto não confirmado que a topónomo deriva de uma princesa moura local de nome Fátima que, depois de haver sido capturada pelo exército cristão durante a Reconquista, foi dada em casamento a um conde de Ourém. Aceitando o cristianismo, foi baptizada recebendo o nome de Oriana em 1158. Às terras serranas o conde deu o nome de Terras de Fátima, em memória dos seus ancestrais, e ao condado o nome de Oriana, depois Ourém.

A história de Fátima está associada a três crianças (os pastorinhos de Fátima): Lúcia e os seus primos, Francisco Marto e Jacinta Marto, que em 13 de maio de 1917, quando estavam a apascentar as suas ovelhas na Cova da Iria, testemunharam a aparição de uma senhora de branco. A Cova de Iria é onde se situa agora a capela das aparições. A senhora, mais tarde referida como Senhora do Rosário, aparentava ter sido enviada por Deus com uma mensagem rezar, penitenciar e consagrar. Ela visitou os pastorinhos, aparecendo-lhes todos os dias 13 entre maio e outubro de 1917. A última aparição ocorreu em 13 de outubro, e cerca de 70 0000 peregrinos testemunharam e assistiram ao chamado milagre do sol. 

 

Nossa Senhora de Fátima trouxe uma mensagem que consistia em oração constante pedindo aos pastorinhos que anunciassem a todos a necessidade de rezar o terço todos os dias, pela conversão dos pecadores, pela conversão da Rússia e pelo santo padre. Nossa Senhora revelou-lhes o segredo de Fátima dividido em três partes: 

Aventura / Lazer
Bares / Discotecas
Gelatarias
Pastelarias / Padarias
Hotel / Alojamento
Produtos Regionais
Restaurantes
Serviços
Vinhos / Azeites
fátima

fátima

fátima

fátima

fátima

fátima

1/12

1.ª - a visão do inferno onde os pecadores viajavam sem fé,

2.ª - o anúncio do começo de uma guerra mundial (Segunda Guerra Mundial),

3.ª foi escrita pela vidente irmã Lúcia em 1944. Finalmente, a 13 de maio de 2000, durante a sua visita a Portugal, o Papa João Paulo II, por meio de seu Secretário de Estado, Cardeal Angelo Sodano, divulgou o conteúdo da terceira parte do Segredo.

 

Lúcia tornou-se freira de clausura carmelita e recebeu três visitas de um anjo em conjunto com os primos. Entre abril e outubro de 1916, este anjo convidou-os a rezar e a pedir penitência. O anjo visitou-os duas vezes na Loca do Cabeço e uma vez ao pé do poço no jardim da casa dos pais de Lúcia. Jacinta morreu em 1919 e Francisco Marto em 1920 por causa da gripe espanhola (entre 1918-1920), e mais tarde foram beatificados no dia 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II. Lúcia viveu até 2005. Para marcar o sítio das aparições, foi construído um arco de madeira com uma cruz na Cova de Iria. Os religiosos começaram a viajar em peregrinação ao sítio das aparições. A 6 de agosto de 1918, com donativos dos peregrinos, começou com uma capela pequena, construída com pedras, pedra calcária e argila, com apenas 3,3 metros de comprimento por 2,8 metros de largura e 2,85 metros de altura. A Cova da Iria rapidamente se tornou um importante centro de culto Mariano.

A construção do Santuário de Fátima, assim como a instalação de diversas ordens religiosas, trouxeram um grande desenvolvimento para a freguesia de Fátima e toda a região envolvente. Fátima passou de vila a cidade a 12 de julho de 1997. Atualmente, há peregrinações que estimulam o setor económico, o que faz com que Fátima se torne uma cidade mais desenvolvida, e que seja conhecida mundialmente como a cidade da Paz.

Guia de Turismo