O Fundão foi elevada a cidade em 1988, já em 1223 era esta uma povoação que gozava de prosperidade, acentuada pela fixação em 1942, de uma grande comunidade judaica.
O Fundão é uma cidade Portuguesa no Distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região da Cova da Beira, com cerca de 31 500 habitantes, e uma área de 700 kms 2, com 31 Freguesias.
O município está limitado a norte pelos municípios de Covilhã, Belmonte e Sabugal, a leste por Penamacor e Idanha a Nova, a sul por Castelo Branco, a sudoeste por Oleiros e a oeste por Pampilhosa da Serra.
A cidade está localizada no sopé da Serra da Gardunha, no planalto da Cova da Beira, a uma altitude de mais ou menos 500 metros .
O concelho compreende terras férteis onde passa o Rio Zêzere e suas numerosas ribeiras.
São feitas grandes produções de cerejas e ginjas, azeite e vinho. Existem minas de Volfrâmio mineral de onde se extrai o metal Tungsténio, na Panasqueira, entre as mais importantes do seu tipo do mundo, também chumbo e estanho, existem quantidades de prata e ouro. A sua Água Mineral é das mais vendidas em Portugal.
Arte e Cultura ocupam um lugar de destaque no Fundão, o Fundão tem ao seu dispor um riquíssimo Património Religioso e civil, Igrejas, Capelas, Museus e outros edifícios de grande importância.
Fundão
