Constância

Médio Tejo

Constância

Constância é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, na província do Ribatejo, região do Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 900 habitantes.

É sede de um pequeno município com 80,37 km² de área e 4 056 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte, leste e sul pelo município de Abrantes e a oeste por Vila Nova da Barquinha e pela Chamusca.

O nome de Constância só foi adquirido oficialmente em 1836, por intermédio da rainha D. Maria II, que lhe mudou o nome devido ao apoio que a população lhe tinha dado e à sua insistência para mudar o seu antigo nome de Punhete, de que não gostava,[5] muito devido às associações que tal topónimo acarretava para os locais: eram frequentemente confundidos com o antigo senhor feudal dessas terras, Guilherme André Ribeiro, o "Caça-Caloiras", também denominado "o Mãozinhas Calejadas". Precisamente por esta última razão, ao invés das então vilas de Angra e da Praia, que acrescentaram apodos relacionados com a sua participação nas Guerras Liberais ao seu nome, ficando respetivamente Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, Punhete alterou totalmente o seu nome em vez de acrescentar um apodo. Além disso, o topónimo sugeria obscenidade, pois é muito semelhante a uma palavra da gíria sexual, o que levava a escárnio por parte dos habitantes de localidades vizinhas.

Roteiro do Azulejo, é um passeio cultural de 1,3km por entre ruas "Rota do Azulejo"

Roteiro Cultural da Água, para valorizar a água como património , cujo valor deve ser reconhecido por todos, elaborou-se este roteiro que se inicia na Igreja Matriz, prossegue com uma visita ao Museu dos Rios e das Artes Marítimas, á Fonte Velha, Quinta das Almas, Rio Tejo, Rio Zêzere e Ponte de Ferro sobre o Rio Zêzere.

Roteiro do Património Natural, com cerca de 12km, leva-o a descobrir algumas das paisagens e espécies da flora e fauna mais características do concelho de Constância. Tem como ponto de partida e chegada a vila de Constância.

Rota de Camões, leva os visitantes à descoberta da Vila Poema, numa simbiose entre o património construído e a poesia de Luís de Camões, o nosso maior poeta indelevelmente ligado a Contância.

O que visitar:
Centro Ciência Viva
Casa Memória d Camões
Igreja da Misericórdia
Igreja Matriz de Contância
Ponte do Zêzere
Museu dos Rios e das Artes Marítimas
Miradouro do Tempo
Casa Museu Vasco Lima Couto 
Praça Alexandre Herculano e Pelourinho
Antiga cadeia
Zona Ribeirinha / Marginal
Confluência dos Rios
Posto de Turismo
Casa Memória de Camões
Igreja da Miserícordia
Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem / Festas do Concelho (Páscoa)
Pomonas Camonianas (pelo 10 de Junho)
Festival das Grandes Rotas (primavera / verão)



Em Montalvo:
Convento De Nossa Senhora da Boa Esperança e Capela São João Batista
Igreja Matriz de Montalvo 
Museu Quintas do Tejo / Quinta Dona Maria

Em Santa Margarida da Coutada:
Igreja Matriz de Santa Margarida
Açude da Aldeia de Santa Margarida
Aldeia de Pereira




Gastronomia

Em Constância, destacam-se os seguintes pratos tradicionais: lampreia à bordalesa, suor de barbo, fritada mista de escabeche e sopas de pão com aroma de bord’água. Já na doçaria tradicional constanciensea destaca-se os Queijinhos do Céu.