Nelas / Santar

Viseu Dão Lafões

Nelas / Santar

É sede de um município com 25,71 km² de área e 14 037 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias.

O município é limitado a nordeste pelo município de Mangualde, a sueste por Seia e Oliveira do Hospital, a oeste por Carregal do Sal e a noroeste por Viseu. O concelho designou-se Senhorim até 9 de dezembro de 1852, quando a sede passou do Folhadal para Nelas.
Nelas foi desde t e forneceu um espólio típico do Neoloempos imemoriais um ponto de passagem entre o litoral e o interior e um caminho entre as Serras do Caramulo e da Serra da Estrela. As vias romanas cruzaram este território potenciado á fixação das populações daí o desenvolvimento de uma identidade cultural. Na Idade Média os limites do território foram definidos entre os rios Dão e Mondego e assim permanecem quase na perfeiçãoaté aos dias de hoje. è sem dúdida umlocal privilegiado pela natureza em virtude dos seus recursos hìdricos, paisagísticos e geologicos com principal relevo as seculares Termas Das Caldas Da Felgueira cujos benefícios terapêuticos são únicos em Portugal.
A centralidade da localização de Nelas é também ummotivompara que seja acessivel a prática turística nesta região com inumeros pontos de interesse, nomeadamente as Casas Senhoriais, o vasto ptrimónio arqueológico arquitetónico e as Quintas seculares de produção de Vinho Do Dão.
 Locais a visitar:
Circuito Pré-Histórico Do Concelho De Nelas:
A área geografica co concelho de Nelas situa-se no interflúvio do rio Mondego e do Rio Dão, que serpenteiam ao longo das serranias da Estrela e do Caramulo.
Este enquadramento geografico priviligiado , encaixado entre vales dos dois riosna direção de Seia , Oliveira do Hospital e Viseu, como a passagem pela zona pplanálitica na direção orientada dos concelhos vizinhosbde Mangualde e Carregal do Sal.
Habitat e Orca da Lapa Do Lobo
Sítio aerqueológico que revela uma longa história a que o topónimo Cruz Alta associa uma memória popular longa, tal como a própria lenda da Lapa do Lobo.

Habitat E Orca Do Folhadal
Sítio arqueologico revelou restos de duas étapas dinstintas do Neplítico regional.

Orca Das Pramelas
A Orca de Pramelas é um pequeno monumento megalítico (domen) com uma câmara poligonal com o chão lajeadoe um corredor pequeno e simbólico.
foi escavado em 1985 e forneceu um espólio tépico do Neolítico Médio ( c.4000-3600ac).
Provavelmente num momento do século IV da nossa era foi realizado no momumento um enterramento romano de onde provem duas moedas de bronze e um fundo unguentário em cerâmica.

Orca Do Pinhal Dos Amiais
Construída durante o neolíticofinal 3600-3200 a.c. 

Circuitos Pedestres.
Caldas da Felgueira PR3

Aguieira
Carvalhal Redondo
Moreira
Santar
Senhorim
Volar Seco