Tondela

Viseu Dão Lafões

Tondela

Tondela é uma cidade portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 500 habitantes.

É sede de um município com 371,22 km² de área e 28 946 habitantes (2011), subdividido em 19 freguesias.

O município é limitado a norte pelo município de Vouzela e pela porção sul de Oliveira de Frades, a nordeste por Viseu, a sueste por Carregal do Sal, a sul por Santa Comba Dão, a sudoeste por Mortágua e a oeste por Águeda.

É hoje a seguir a Viseu o concelho com maior densidade populacional, e com maior urbanismo do distrito.


História

O actual concelho de Tondela compreende as freguesias que constituíam o antigo concelho de Besteiros , ao qual vieram a anexar-se, com o andar dos tempos e depois de múltiplas reformas administrativas, os antigos coutos, depois concelhos da Serra do Caramulo - S. João do Monte e Guardão.

Também terra chã, os de Mouraz, Sabugosa, Canas de Santa Maria , S. Miguel de Outeiro e algumas freguesias que pertenciam ao termo de Viseu e a outros pequenos concelhos, Barreiro e Treixedo. Segundo documentos dos séculos X, XI e XII designava-se esta região por Terra de Balistariis.

Esta designação tem por origem a palavra balista ou besta, máquina de guerra usada pelos besteiros na idade média.


Toponímia

No local há o Chafariz das Sereias, um belo trabalho em pedra que mostra uma mulher com uma trompa na mão.

Trata-se de uma mulher que, segundo a lenda, vigiava os movimentos dos mouros do cimo dos montes. Ao avistar o perigo, tocava a trompa e ao 'tom'dela se juntava o povo para enfrentar o inimigo.


Paisagem

As terras do concelho apresentam uma diversidade de paisagens em que se conjugam os encantos da Serra do Caramulo, da zona planáltica do Vale de Besteiros, dos imensos espaços florestais, dos rios e praias fluviais. São terras marcadas pelo clima rigoroso da Serra do Caramulo, com saberes e tradições ligados à pastorícia e aos trabalhos agrícolas, com interessantes aglomerados de casas em granito; terras cujo passado deixou um vastíssimo conjunto de monumentos de inquestionável valor; são também terras por onde passa o rio Dão, zonas de férteis planaltos verdejantes, ar puro, águas termais Sangemil enfim, sítios que se oferecem ao visitante como refúgios de beleza natural.


Produtos locais

Um dos produtos locais mais famosos de Tondela são os vinhos brancos, produtos de excelência da região do Dão.