Entroncamento

Médio Tejo

Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 20 000 habitantes.

Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo menos extenso município do País, com apenas 13,73 km² de área e 20 206 habitantes (2011), o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 471,7 hab./km², subdividido em 2 freguesias.

O município é limitado a leste pelo município de Vila Nova da Barquinha, a sul pelo município da Golegã, e a oeste e norte pelo município de Torres Novas.


História

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aí se entroncarem duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa (que liga o Entroncamento à Covilhã). O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio.

Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Torres Novas e Vila Nova da Barquinhaem 25 de agosto de 1926. Mais tarde (24 de novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente, por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de junho de 1991).


Os caminhos de ferro

Num padrão semelhante ao de localidades associadas a indústrias, o desenvolvimento do Entroncamento está intimamente associado aos Caminhos-de-Ferro. Estima-se que, durante alguns períodos da sua história, principalmente na década de 40, a população associada à CP excedesse os 50%.
As armas da cidade, representando o perfil de um par de carris e um sinal ferroviário, reflectem esta ligação.

O Museu cuida de um legado de 160 Anos.
estamos instalados no Complexo Ferroviário do Entroncamento, numa área de 4,5 hectares.
A nossa exposição permanente habita edifícios ferroviários notáveis.
Conheça verdadeiros tesouros nacionais, máquinas fantásticas que trilhararam os caminhos da história e do transporte ferroviário!
Visite as nossas exposições temporárias. Experimente o nosso totem de realidade aumentada. Dê um passeio no circuito de modelismo tripulado ou conduza um quadriciclo nas linhas do Museu.
Contacto: 249 130 382 
www.fmnf.pt