Ericeira

Lisboa e Vale do Tejo

Ericeira

Ericeira é uma vila turística situada a 35 km a noroeste do centro de Lisboa, a 18 km de Sintra e a 8 km de Mafra. É uma freguesia portuguesa do concelho de Mafra, com 12,19 km² de área e 10260 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 841,7 hab/km².


Turismo

O turismo desempenha um papel fundamental na vida e na economia da Ericeira. Sendo a única reserva mundial de surf na Europa e a terceira no mundo, a freguesia é conhecida mundialmente pelas condições ideias para a prática de surf e bodyboard, em particular nas praias da Foz do Lizandro e da Ribeira D'Ilhas, tendo nesta última passado uma das etapas do ASP World Tour. Nos últimos anos tem-se assistido ao aumento de instalações de apoio à pratica destes desportos, desde centros de treino, hostels para surfistas, entre outro tipo de infra-estruturas.

A vila beneficia da sua proximidade à cidade de Lisboa e também da construção da auto-estrada A21, sendo o local ideal, para milhares de pessoas que moram na capital e arredores da mesma, passarem o fim-de-semana, aproveitando a óptima gastronomia local e a tranquilidade da pitoresca vila e fugir das sempre cheias praias da Costa da Caparica e da Linha de Cascais.

O Sumol Summer Fest, maior evento de música reggae do país, realiza-se todos os anos no Ericeira Camping, no mês de Junho, trazendo milhares de pessoas, maioritariamente jovens, à Ericeira.


O Surf na Ericeira

A região da Ericeira é bem conhecida em termos de surf devido às ondas da zona, que os surfistas dizem ser diferentes. Tem praias muito conceituadas para a prática do surf como a praia da Ribeira d' Ilhas (reserva mundial do surf), praia dos Coxos em Ribamar, entre muitas outras.

Também é bastante praticado o kitesurf, windsurf, bodyboard e stand-up paddle. A Ericeira é de resto a 1ª reserva mundial de surf da Europa e 2ª do mundo.

Esta vila também é boa para os banhistas tendo bastantes hotéis e praias de boa qualidade como a praia dos pescadores, praia do norte e ainda as praias dos Coxos e de São Lourenço já na povoação vizinha de Ribamar.