Odivelas

Lisboa e Vale do Tejo

Odivelas

Odivelas é uma cidade portuguesa do distrito de Lisboa, região e sub-região da Área Metropolitana de Lisboa, com cerca de 144 000 habitantes.

É sede de um município com 26,54 km² de área e 144 549 habitantes (2011), subdividido desde 2013 em 4 freguesias, sendo assim um dos concelhos mais pequenos de Portugal, tanto em área — o oitavo menor, segundo Concelhos de Portugal (Lista dos Maiores) - Knoow — como em número de freguesias.

O município é limitado a nordeste pelo município de Loures, a sueste por Lisboa e a oeste por Amadora e Sintra. O concelho foi criado em 1998, em consequência da secessão de sete freguesias da então zona sudoeste do concelho de Loures.

A área do actual concelho de Odivelas foi afectada pelo fenómeno de sobreurbanização. Entre 1950 e 1970, a população da freguesia odivelense passou de 6 772 para 51 395 habitantes. O crescimento da povoação favoreceu a sua elevação ao estatuto de vila (1964) e, posteriormente, ao de cidade (1990), e finalmente foi criado o concelho de Odivelas em 14 de Dezembro de 1998 através da Lei n.º 84/98 de 14 de Dezembro (Artigo 1.º - Criação do município de Odivelas. Através do presente diploma é criado o município de Odivelas, com sede na cidade de Odivelas, que fica a pertencer ao distrito de Lisboa. Artigo 2.º - Constituição e delimitação. O município de Odivelas abrangerá a área das freguesias de Caneças, Famões, Odivelas, Olival Basto, Pontinha, Póvoa de Santo Adrião e Ramada, a destacar do concelho de Loures, do distrito de Lisboa).

A partir de 27 de Março de 2004, a cidade passou a estar ligada a Lisboa através da rede de metropolitano, com o prolongamento da Linha Amarela desde o Campo Grande, possuindo estações no Senhor Roubado e em Odivelas.


Gastronomia

O ex-libris gastronómico de Odivelas é a marmelada branca. Foi essencialmente nos conventos femininos que a confeção de doces atingiu o seu expoente máximo. O Convento de Odivelas foi, sem dúvida, um dos que mais contribuiu para a doçaria de Portugal. As suas especialidades em confeitaria e doçaria, fabricadas pelas freiras bernardas fizeram tradição. Destacam-se a célebre Marmelada de Odivelas, os Suspiros de Amêndoa, as Raivas, os Tabefes, os Esquecidos, o Toucinho do céu, entre outros.

Em termos de gastronomia nacional, o Concelho de Odivelas insere-se na Estremadura, com todas as características daí decorrentes. Pela sua localização na denominada "zona saloia" - historicamente constituída pela zona de campo, às portas da cidade de Lisboa, caracterizada pelo seu caráter produtivo, mas também pelo seu caráter de lazer, devido às suas características ambientais, como as águas e os pinhais de Caneças, entre outros -, o Concelho de Odivelas tem a tipicidade gastronómica desta zona.

A ementa alimentar da "zona saloia" pode caracterizar-se por um receituário tradicional, onde se destacam como característicos os seguintes pratos:

  • de carne de porco: "carolos de porco"; "entrecosto com grelos"; "pézinhos de leitão à saloia"; "pézinhos de porco com ovos"; "favas saloias"; "favas à antiga"

  • de caça: "coelho no tacho"; "coelho à caçadora à nossa moda"

  • de bacalhau: "bacalhau às cores"; "bacalhau à D. Rosa da Pontinha"; "bacalhau com grão"; "sopa seca de bacalhau"; "escoado de bacalhau"; "açorda seca de bacalhau"; "caldo de bacalhau"

  • as sobremesas: "arroz doce rico"; "tijelada"; queijadas "serranas" e de "vila do rei"; "filhós"...