Ferreira do Alentejo
AlentejoFerreira do Alentejo
Ferreira do Alentejo, igualmente conhecida apenas como Ferreira, é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, com cerca de 3 700 habitantes em 2013.É sede de um município com 648,25 km² de área e 8 255 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Alcácer do Sal e de Alvito, a leste por Cuba e por Beja, a sul por Aljustrel, a sudoeste por Santiago do Cacém e a oeste por Grândola.
A povoação humana no concelho remonta à antiguidade, existindo vestígios pré-históricos e da Civilização romana. A vila foi depois parte da Ordem de Santiago da Espada, tendo o seu primeiro foral sido passado em 5 de Março de 1516 por D. Manuel I.
Toponímia
Joaquim de Santa Rosa de Viterbo apresentou na sua obra Elucidário várias explicações para a origem do topónimo Ferreira, incluindo um tipo de renda, denominado de ferro ou ferradura, ou a existência de uma oficina, conhecida como ferraria, ou de uma fundição de ferro. O termo ferraria evoluiu para ferreira, tendo o historiador considerado a vila de Ferreira como um dos principais exemplos desta alteração toponímica em Portugal. Outra explicação provém do Juízo de Deus, um hábito introduzido durante o paganismo e difundido depois durante a religião cristã, de utilizar ferro em brasa, carregado nas mãos ou usado como sapatos por pessoas acusadas de crimes, como forma de provar a sua inocência. Segundo a tradição, o nome veio de uma mulher guerreira que defendeu a cidade romana de Singa, que empunhava malhos ou martelos de ferreiro. Uma vez que estava casada com um ferreiro, era alcunhada de ferreira, tendo dado o nome à vila.
Gastronomia
Em Ferreira do Alentejo, pratica-se a boa e típica cozinha alentejana, onde predominam as seguintes iguarias:
-
Enchidos
-
Açorda de alho
-
Ensopado de enguias do rio Sado
- Carne de porco à alentejana
-
Açorda de beldroegas
-
Açorda de carrasquinhas
-
Migas e gaspacho, regados com o bom vinho da Herdade do Pinheiro
-
Ferreirenses (bolos de amêndoa e chila)