Vidigueira

Alentejo

Vidigueira

A Vidigueira é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, com cerca de 2 750 habitantes.

É sede de um município com 316,61 km² de área e 5 932 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Portel, a este por Moura, a sudeste por Serpa, a sul por Beja e a oeste por Cuba.


História

A história da região estende-se ao longo de vários séculos, mantendo-se até hoje vestígios dos povos que por lá passaram. São notórias, também, as influências da igreja católica. Entre o valioso património da vila da Vidigueira, destacam-se a Igreja de São Francisco, a Torre do Relógio e a Torre de Menagem (esta última vestígio do que foram os Paços do Castelo).

Esta riqueza em património histórico é visível por todo o concelho. Na freguesia de Pedrógão esse património também está presente, na Igreja Matriz, Torre do Relógio e Ermida de Santa Luzia. Na aldeia de Marmelar, no sopé da serra, sobressai a Igreja Paroquial de Santa Brígida, de inspiração mudéjar.

Selmes é uma aldeia tradicional na planície alentejana, atravessada pela ribeira homónima, sobre a qual se ergue uma pequena ponte aparentemente romana. Dos seus monumentos, destacam-se a Igreja Matriz de Santa Catarina e um conjunto urbano típico, pontuado por 6 nichos em alvenaria que constituem as estações da Via Sacra. Na mesma freguesia, mas já no sopé da serra, encontra-se Alcaria da Serra, uma pequena aldeia de arquitetura popular, onde se destaca a Igreja de Nossa Senhora das Relíquias.

Nas proximidades de Vila de Frades, encontram-se as ruínas romanas de São Cucufate. Este impressionante conjunto arquitetónico é um exemplar único na Península Ibérica por conservar, ainda um, primeiro andar. Posteriormente, adaptado a convento, manteve-se em funcionamento até ao século XVIII.


Gastronomia

Em Vidigueira e em todo o concelho predomina o uso de produtos regionais que, quando combinados, dão origem às seguintes iguarias:

  • Açorda de alho

  • Porco alentejano (enchidos e presuntos)

  • Ensopados e assados

  • Pratos de peixe (enguia, sável, saboga, lampreia, tainha, boga, corvina, esturjão e robalo)
  • Silarcas (cogumelos preparados com ovos ou carne frita)

  • Gila

  • Mel

  • Bolos regionais (popias, bolos de mel, bolos folhados e escarapiadas)