Peso da Régua
Alto Douro VinhateiroPeso da Régua
O Guia De Turismo apresenta vos o que visitar no Peso da Régua e na Região do Douro.
O Peso da Régua (conhecido frequentemente pela forma sincopada de Régua) é uma cidade portuguesa do Distrito de Vila Real, da Região Norte, da sub-região do Douro e da antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro, com 10 292 habitantes (2011).
É sede de um município com 94,86 km² de área e 17 131 habitantes (2011), subdividido em 8 freguesias.
O município é limitado a norte pelos municípios de Santa Marta de Penaguião e Vila Real, a leste por Sabrosa, a sul pelo Rio Douro, a sudoeste por Mesão Frio e a oeste por Baião.
O concelho foi criado em 1836 por desmembramento de Santa Marta de Penaguião, sendo a sua sede elevado ao estatuto de cidade em 1985. É também conhecida como a capital internacional do vinho e da vinha.
Terra de grandes nomes entre os quais o Médico e Escritor João de Araújo Correia, Ferreirinha, Antão de Carvalho, Joaquim Manuel Magalhães, Jaime Silva (pintor) entre outros nomes de grande importância local e nacional.
É o centro da região demarcada do Douro. Fica na parte central da Linha do Douro, entre Porto e Pocinho.
O nome de Peso da Régua resulta da concatenação dos nomes das duas localidades que deram origem à moderna localidade. O Peso era a povoação original, desenvolvendo-se na encosta e correspondendo à parte alta da cidade actual. A Régua, correspondendo à parte baixa da actual cidade e estendendo-se ao longo das margens do Douro, cresceu com a chegada do comboio. A existência desta importante estação ferroviária (e do entreposto comercial do Vinho do Porto) deu notoriedade ao nome da Régua, razão pela qual na linguagem habitual Régua é frequentemente a forma de designar a localidade, Peso da Régua, que nasceu da fusão das duas antigas povoações.
O concelho de Peso da Régua está dividido em 8 freguesias:
-
Galafura e Covelinhas
-
Moura Morta e Vinhós
-
Peso da Régua e Godim
-
Poiares e Canelas
-
Fontelas
-
Loureiro
-
Sedielos
-
Vilarinho dos Freires