Mira de Aire

Região de Leiria

Mira de Aire

Mira de Aire é uma freguesia portuguesa do concelho de Porto de Mós, com 16,77 km² de área e 3 775 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 225,1 hab/km².

Foi elevada a vila pelo decreto n.º 22 432, de 10 de Abril de 1933 e passou a denominar-se de Mira de Aire e antes de Mira.

Até 1708 pertenceu a freguesia de Minde até que se desanexou. Mira de Aire aparece por vezes gravada como Mira d'Aire, por vezes é mesmo esta designação preferida dos mirenses. Os linguistas clássicos portugueses como Rebelo Gonçalves, no seu Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa (Coimbra, 1947) escrevem Mira de Aire. Rebelo Gonçalves dá este caso como uma combinação vocabular que apresenta a preposição de com e elidido e não pede apóstrofo. José Pedro Machado, outro linguista reputado, prefere também Mira de Aire, mas é possível encontrar Mira d'Aire nas suas obras.

Nesta freguesia, cujo território é atravessado pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, situa-se uma das grutas naturais mais espectaculares e mais bem preservadas de Portugal, a Gruta de Mira de Aire, também conhecida como Gruta dos Moinhos Velhos.