Marinha Grande

Região de Leiria

Marinha Grande


O Guia De Turismo apresenta mais uma localidade com Património Historico e Natural com a beleza di«o Pinhal De Leiria e as suas prais.
A cidade da Marinha Grande, situada na oral oriental do Pinhal de Leiria, deve a sua existência à proximidade do Pinhal e, desde o século XVIII, às manufacturas de vidro que aqui se estabeleceram.

Assim que Real Fábrica de Vidros de Guilherme Stephens foi construída em 1769, por iniciativa do Marquês de Pombal, a Marinha Grande conheceu de imediato um grande desenvolvimento, já que esta cidade é abundante em lenha e areia matéria-prima necessária à fabricação do vidro.

Nos dias de hoje os principais monumentos da Marinha Grande são as suas fábricas.

Estas guardaram as maquinarias do passado, lado a lado com belas obras de vidro e de cristal em museus onde a vida, a arte e a técnica se descrevem em séculos de História.

A Praça Guilherme Stephens distingue-se pelo agradável conjunto de edifícios de traça pombalina, do século XVIII. Destes, destaca-se o dos Paços do Concelho. No centro da Praça encontra-se o busto de Guilherme Stephens e numa das pontas situa-se o Mercado Municipal, antes antiga fábrica de resinagem (1859).

As ruas desta Praça são as mais comerciais da cidade e somente reservadas a peões.

É visível um elegante jardim, para lá dos portões de ferro da Fábrica Irmãos Stephens, rodeado por três edifícios simétricos, onde está situado o museu, a primitiva fábrica de vidraça e a antiga administração.