Trancoso

Viseu Dão Lafões

Trancoso

O Guia De Turismo apresenta vos o que visitar em Trancoso.

O Guia De Turismo informa vos dos melhores Restaurantes, Pastelarias , Snack Bar e Produtos Regionais de Trancoso.

Trancoso é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito da Guarda, na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região da Beira Interior Norte, com 2 575 habitantes (2021), situada num planalto em que o ponto mais alto tem 939 m de altitude.

É sede do município de Trancoso com 361,52 km² de área e 9 878 habitantes (2011), subdividido em 21 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Penedono, a nordeste por Mêda, a leste por Pinhel, a sul por Celorico da Beira, a sudoeste por Fornos de Algodres, a oeste por Aguiar da Beira e a noroeste por Sernancelhe.

Trancoso é um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos, estando uma das suas freguesias (Guilheiro) separada do resto do município por uma estreita faixa de território pertencente à freguesia de Arnas, do município de Sernancelhe, uma vez que este último município pertence ao distrito de Viseu, isto torna territorialmente descontínuo o distrito da Guarda (existência de um exclave), criando um enclave no interior do distrito de Viseu, casos únicos em Portugal.[9]

Trancoso raízes da nossa história 
Manjedoura de monumentos e árvores centanários, antiga vila hoje cidade Trancoso um importamnte nó da História de Portugal. Aqui se construiram sucessivas muralhas na s idas e vindas de quem conquistava o Norte , e que depois ganhava o Sul. Berço de quem quis prever o futuro em verso, tem o Bandarra uma casa dedicada á espera de quem mais quer saber . Nesses tempos dificéis em que o poeta sapateiro viveu, aqui houve quem com medo vivia e rezava. Descubra alguns desses mistérios ancestrais visitando a casa dolilustre e sábio Isaac Cardoso. 
É esta terra farta em água e palco de feiras tão antigas como as suas ruas onde o rei D. Dinis casou com aquela que viria a ser mais tarde a Rainha Santa , Isabel de Aragão. Não há uma mas mais de mil razões para entrar pela Porta D'El Rei do Castelo de Trancoso.

O castelo de Trancoso é plalco da histórias das 12 Aldeias Históricas de Portugal.
Implantado a 939 metros de altitude suge , pela primeira vez, referenciado numrelato sobre as conquistas de Almançor, que conquistou e permaneceu em Tarankusa entre 29 de Outubro e 29 de Novembro de 981.
Pertencerá a esse periodo a torre, mais tarde transformada  em torre de menagem, que ainda hoje preside a cidade de Trancoso.  È um monumento impar do poder moçárabe setentrional. Desde então palco de batalhas decisivas, na formação  do Reino, foi enclave na Beira medieval, O castelo que hoje visitamos conserva uma gramática gótica, com os seus cinco torreões rexctangulares disposto ao longo da cerca tendencialmente rectangular.
O burgo estava protegido por uma imponente muralha reforçada por dezasseis torreões, doa quais se consevam sete dos séculos XIV e XV. 
Aqui casou em 1282 o Rei D. Dinis com D. Isabel de Aragão, mais tarde Rainha Santa.

O Guia de Turismo apresenta o que visitar em Trancoso:
- Paços do Concelho
- O Castelo e Muralhas
- Cruzeiro do Castelo
- Palácio Ducal
- Boeirinho
- Pelourinho, monumento quinhentista situado na Praça D. Dinis onde se destacam as Igrejas de S. Pedro e da Misericórdia.
- Portas d'El Rei
- Portas do Prado
- Portas do Carvalho
- Portas do Olhinho do Sol
- Portas da Traição
- Igreja de Nossa Senhora da Fresta
- Igreja da Misericórdia
- Igreja Santa Maria de Guimarães
- Igreja do Convento de São Francisco
- Igreja de São Pedro
- Capela Santa Luzia
- Cruzeiro da Senhora da Boa Morte
- Capela de São Bartolomeu
- Capela de Santa Eufémia
- Capela do Senhor da Calçada
- Casa Quartel General de Beresford
- Casa do Correio Mor
- Casa do Bandarra não deixe de visitar a casa deste singular personagem.
- Estátua do Bandarra, foi um enigmático trovador profético do século XVI.
- Casa do Gato Preto
- Casa dos Arcos
- Fonte Nova
- Fonte da Vide
- Poço do Mestre
- Estátuas do Rei D. Dinis e D. Isabel de Aragão mais tarde Rainha Santa
- Necrópola do Tribunal, com mais de 20 sepulturas escavadas na rocha antromórficas orientadas segundo as normas da Igreja.
- Sinagoga e Centro de Interpretação Judaica Isaac Cardoso
- Feira de São Bartolomeu. " Vou-me à feira de Trancoso" dizia Mofina Mendes, enquanto carregava o pote de azeita à b«cabeça. Assim escrevia o dramaturgo Gil Vicente, porque era esta feira franca instituída por Afonso III em 1238, uma das mais importantes do Reino e ainda hoje celebrada como Feira de São Bartolomeu.
- Mercado semanal todas as sextas.feiras.