Batalha
Região de LeiriaBatalha
O Guia de Turismo Portugal apresenta lhe uma das localidades mais Histórica de Portugal.
A Batalha é uma vila portuguesa no Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com menos de 2 000 habitantes.
É sede de um município com 103,42 km² de área e 15 805 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte e oeste pelo município de Leiria, a leste por Ourém, a sueste por Alcanena e a sudoeste por Porto de Mós.
A povoação foi fundada pelo rei D. João I, juntamente com o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, para agradecer o suposto auxílio divino concedido na vitória da batalha de Aljubarrota (14 de Agosto 1385). No 18 de Março de 1500 através do documento (Carta da Vila) d’el Rei D: Manuel foi criada a Vila da Batalha, com jurisdição própria, como sede do Concelho, delimitado um dia antes “O Moesteiro da Vitoria privilegio per que he feito vila sem ter nenhuma ssogeiçam a villa de Leiria cujo termo hera e a tira e desmembra do termo dela.".
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais conhecido como Mosteiro da Batalha) situa-se na Batalha, Portugal, e foi mandado edificar em 1386 por D.João I de Portugal como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos até cerca de 1517, durante o reinado de sete reis de Portugal, embora desde 1388 já ali vivessem os primeiros dominicanos. Exemplo da arquitectura gótica tardia portuguesa, ou estilo manuelino, é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Em Portugal, o IPPAR ainda classifica-o como Monumento Nacional, desde 1910.
No arranque das obras do Mosteiro da Batalha foi construído um pequeno templo, cujos vestígios eram ainda visíveis no princípio do século XIX. Era nesta edificação ? Santa Maria-a-Velha, também conhecida por Igreja Velha ? que se celebrava missa, dando apoio aos operários do estaleiro. Tratava-se de uma obra pobre, feita com escassos recursos.
Em traços esquemáticos conhece-se a evolução do estaleiro propriamente dito e o grau de avanço das obras. Sabe-se que ao projecto inicial corresponde a igreja, o claustro e as dependências monásticasinerentes, como a Sala do Capítulo, sacristia, refeitório e anexos. É um modelo que se assemelha ao adoptado, em termos de orgânica interna, pelo grande mosteiro alcobacense.
A capela do Fundador, capela funerária, foi acrescentada a este projecto inicial pelo próprio rei D. João I, o mesmo acontecendo com a rotunda funerária conhecida por Capelas Imperfeitas, da iniciativa do rei D. Duarte.
O claustro menor e dependências adjacentes, ficaria a dever-se à iniciativa de D. Afonso V, sendo de notar o desinteresse de D. João II pela edificação. Voltaria a receber os favores reais com D. Manuel, mas somente até 1516-1517, ou seja, até à sua decisão em favorecer decididamente a fábrica do Mosteiro dos Jerónimos.
The Monastery of Santa Maria da Vitória builds in stone a great expression of devotion and gratitude. The devotion of the kimg D. João I to the Virgin Mary and the gratitude for the victory of Portugal over Spain, achieved at the decisive Batrle of Aljubarrota (1385).
It is a moniment of splendour. The overwelming flame Gothic style and coulours and intricate details of lights, shadows and coulours as a result of the stained-glass panels and a vast repeetory of architecturalornaments, brings each time a surprise as a revelation of wonder. From the several monastic dependencies , the Unfinished Chapels , the Royal Cloister and the Chapter's House are a must-see, but the magnificient Church and the Founder's Chapel are most definitely a highlight of the visit, proving the exceptional value of this iconic monument outstanding beauty, that warranted its inscription in UNESCO World Heritage Sites List in 1983.
Viajar por este Concelho revela-se uma contínua descoberta de sáculos de História, qua convisa a viver momentos de tranquilidade em comunhão com a natureza, ao mesmo tempo que se aprecia o interessante património edificado.
County of Batalha. A visit to this area can tun to be an ongoing discovery of centuriesmand centui'ries of history, offering us moments of tranquillity, in hamony with nature and the built environement.
Commune de Batalha. Chaque recoin de cette commune est une découverte constante de siècles d'histoire, qui invite à vivre des moments de tranquilité en communion avec la nature et à aprecier l'interessant patimoine.
Municipio da Batalha. Viajar poe este Municipio se revela una continua descubierta de siglos de história, qui invita a vivir momentos de tranquilidad en comunión con la naturaleza que se aprecia el interesante patrimonio edifidado.
Grutas da Moeda. Descobertas em 1971, estas grutas são compotas por doze "salas" com uma extensão de 350 metros e uma profundidade de 45 metros.
Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota. Um dos mais modernos museus de Europa, o Centro transporta o visitante até 1385 através de sofisticados meios audiovisuais.
Ecoparque Sensorial da Pia do Urso. No lugar da Pia do Urso, local carregado de lendas e de história, está instalado o primeiro Ecoparque Sensorial destinado a invisuais, um local único no país.
Centro de BTT da Batalha - Pia do Urso. Com uma rede de 265km de trilhos cidáveis, o Centro é constituido por um edificio dotado de bálnearios, área informativa e uma zona para lavagens e pequenas reparações de bicicleta.
Percursos Pedestres / Walking Trails / Randonnées Pedestres
PR1 - Mata Do Cerejal. Partida e chegada junto à Capela de São Mateus (Alcanadas). Extenção de 9,5kms . Duração aproximada 03h00. Tipo do piso predominamente caminhos de terra batida com alguns troços em alcatrão. Grau de dificuldade médio.
PR1 - Mata Do Cerejal .Departure and arrivals next to the São Mateus Chapel ( Alcanadas.Extension 9,5kms . Aproximmate duration 03h00. Types of ground mainly in rural roads. Levelof difficulty medium .
PR2 - Buraco Roto
PR3 - Rota Dos Moinhos
PR4 - Caminho De Ferro Mineiro Do Lena
PR5 - Rota Das Pedreiras Históricas
PR6 - Trilho Da Raposa