São João da Madeira

Porto / Norte

São João da Madeira

São João da Madeira (SJM) é uma cidade portuguesa do Distrito de Aveiro, da Área Metropolitana do Porto e da Região Norte de Portugal, com 21 713 habitantes no seu perímetro urbano (2011).

 

É sede do mais pequeno município português em área, com uma única freguesia e apenas 7,94 km², correspondendo à área da cidade, o que lhe confere uma elevada densidade populacional: 2 734,63 hab/km², mas considerado por muitos a freguesia mais completa de Portugal. O município é limitado a norte e a oeste pelo município de Santa Maria da Feira, e a este e sul por Oliveira de Azeméis. O seu forte desenvolvimento, na segunda metade do século XX, levou à expansão da sua área urbana para fora dos limites do seu pequeno concelho.

Tornou-se município autónomo da vizinha Oliveira de Azeméis em 11 de Outubro de 1926, tendo sido elevado ao estatuto de cidade em 28 de Junho de 1984, pela lei n.º 13/84.
O lema de São João da Madeira é "Labor - Cidade do Trabalho". A cidade é conhecida, em Portugal, pela sua tradição na área industrial, particularmente em relação ao fabrico de chapéus e calçado. É reconhecida no país como a "Capital do Calçado".
Nos últimos anos, São João da Madeira tem sido distinguida como uma dos melhores municípios para se viver em Portugal, em estudos de qualidade de vida.

 
Em 2010, a cidade recebeu, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, o prémio de melhor município para se viver em Portugal, resultado obtido pelo estudo do Instituto de Tecnologia Comportamental, publicado no semanário Sol (jornal).