Condeixa / Conímbriga

Região De Coimbra

Condeixa / Conímbriga

Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova (oficialmente: União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova) é uma freguesia portuguesa do concelho de Condeixa-a-Nova com 27,65 km² de área e 8 608 habitantes (2011). Densidade: 311,3 hab/km².

Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova e tem a sede em Condeixa-a-Nova.


Património

  • Casa de São Tomé

  • Palácio dos Figueiredos

  • Palácio dos Lemos ou Palácio Ramalho Lemos ou Palácio Sotto Maior

  • Capela de Nossa Senhora da Lapa (Condeixa-a-Nova) ou Capela da Lapinha

  • Casa das Colunas

  • Conímbriga

 

Conímbriga é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. Classificada Monumento Nacional, é a estação arqueológica romana mais bem estudada no país. Conímbriga foi à época da Invasão romana da Península Ibérica a principal cidade do Convento Escalabitano, província romana da Lusitânia. Localiza-se a 16 km de Coimbra, na freguesia de Condeixa-a-Velha, a 2 km de Condeixa-a-Nova. A estação inclui o Museu Monográfico de Conímbriga, onde estão expostos muitos dos artefactos encontrados nas escavações arqueológicas, incluindo moedas e instrumentos cirúrgicos.

Conímbriga é uma das raras cidades romanas que conserva a cintura de muralhas, de planta aproximadamente triangular. O tramo Norte-Sul das muralhas divide a cidade em duas zonas. Particularmente notável pela planta e pela riqueza dos mosaicos que a pavimentam, é a grande villa urbana com peristilo central, a Norte da via. Em trabalhos junto à muralha Sul foi descoberto um grande edifício cuja finalidade seriam termas públicas, com as suas divisões características.
Museu PO.RO.S  Museu Portugal Romano em Sicó.
Localizado em em Condeixa-a-Nova e aberto ao público desde 2017, o PO.RO.S é um projeto voltado para o futuro, que interage com o imponente patromónio arqueológico das Ruinas de Conimbriga.
Através de uma experiencia unterativa e dinâmica , este museu multim
edia pororciona ao visitante uma surpreendente viagem no tempo, recuando mais de 2 000 anos para recuperer os vestigios da presença romana no território de Sicò.
Abrindo para o mundo simultaneamente virtual e material ( artefactos arqueológicos), a sua exposição permanente desdobra-se em diversos núcleos temáticos, que convidam a descobrir e a repensar o legado do Império Romano.
Instalado numa antiga casa senhorial- a Qinta de são Tomé- e enquadrado pelo Parque Verde municipal.
Visite o Museu e seja romano por um dia.