Ansião
Região de LeiriaAnsião
O Guia de Turismo Portugal apresenta-lhe uma das localidades de Portugal Ansião é uma vila portuguesa do distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com cerca de 2700 habitantes.
É sede de um município com 176,09 km² de área e 13 128 habitantes (2011), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Penela, a leste por Figueiró dos Vinhos, a sul por Alvaiázere, a oeste por Pombal e a noroeste por Soure.
Ansião teve foral manuelino em 1514 e foi feita vila por D. Afonso VI.
Ansião encontra as primeiras referências da sua origem na Idade do Ferro, em testemunhos confirmados por alguns achados ao longo dos séculos XiX e XX.
A presença dos Romanos no território é inegalavél, não só pelo espólio arqueológico encontrado :moedas, mosaicos, mós, calçada roamna, como pela produção de vonho, azeite e frutos secos, pelo nome dado ao Rio Nabão, mas sobretudo pela exist~encia da Villa Romana de Santiago da Guarda , descoberta em pleno século XXI.
O legado Muçulmano, também ele milenar, regista especial incidência no cultivo de determinadas plantas, na utilização de medidas como o alqueire e o almude, nos sistemas de rega como as picotas e as noras, na construção de moinhos de vento nos outeiros e de moinhos de água nos vales, e na utilização de vocábulos na toponímia Albarrol, Alcalamouque, Alqueidão, Aljazede ou Alvorge.
Conhecido como o topónimo de origem germanica, Ansião é referido em 1175, nos documentos de acquisição da herdade de Asion pelo Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e, em 1216 na Carta de Aforamento da mesma herdade.
Em 1465 Ansião recebeu titulo de mordomado (determinadp por Dom Afonso V e, a 4 de Julho de 1514 é elevado a Vila por Carta de Foral concedida por Dom Manuel I.
Em 1673 o senhorio de Ansião é entregue a Dom Luis de Meneses 3º Conde de Ericeira, general de artilharia, como recoompensa pelos serviços prestados durante a Guerra de Restauração. O Padrão seiscentista foi mandado erigir pelo Senado de Ansião em 1686, como reconhecimento das acções de Dom Luis de Meneses nas diferentes campanhas militares,das quais se destacam as batalhas de Ameixial e Montes Claros.
Ansião tem sete freguesias, todas elas ricas em Património Histórico
Alvorge
Ansião
Avelar
Chão de Couce
Pousaflores
Santiago da Guarda
Complexo Monumental Santiago Da Guarda
O Compexo Monumental de Santiado Da Guarda dá a conhecer a evolução de um edifício desde o tempo do Império Romano. Dotado de uma museografia contemporânia que alia achados arqueológicos únicos a recursos tecnológicos padagógicos, este espaço permite-nos conhecer melhor os homens e mulheres que viveram neste local ao longo dos séculos.
A história deste edifício, considerado Monumento Nacional em 1978, teve início no sécilo IV, quando aqui se inícia a construção de uma somptuosa residência senhorial, ricamente ornementada com frescos e mosaicos.
com a intensificação das invasões germânicas e as invasão/ocupação árabe da Peninsula Ibérica entre os séculos V e XV, implamtaram-se neste território estruturas defensivas, como foi o caso da torre de Santiago da Guarda.
Em pleno século XVI, cerca de 1100 anos depois da construção da domus romana, surge no mesmo local uma nova residência senhorial, que foi anexada á torre quatrocentista.
Venha daí conhecer um lugar mágico ímpar em Portugal, que nos faz viajar através da história e dos sentidos.
Morada: Rua Condes De Castelo Melhor 3240-690 Santiago da Guarda