Tentúgal

Região De Coimbra

Tentúgal

Tentúgal é uma vila portuguesa do concelho de Montemor-o-Velho e paróquia da Diocese de Coimbra. É sede de freguesia com 34,48 km² de área e 2 141 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 62,1 hab/km².

As povoações da freguesia são as seguintes: Casal das Barreiras, Casal dos Craveiros, Casal Fernando, Casal dos Leiteiros, Casal dos Lourenços, Casal do Penas, Casal dos Saraivas, Fontainhas, Moinho Novo, Morraçã, Outeiro Longo, Pochos, Portela, Porto Espinheiro, Póvoa de Santa Cristina, Ribeira dos Moinhos e Tentúgal.

A mais antiga referência documental a Tentúgal data do ano de 980. Nos séculos X e XI, andou em poder, ora de muçulmanos, ora de cristãos, até que, em 1034, foi reconquistada aos mouros, por Gonçalo Trastamires, aquando da tomada de Montemor-o-Velho.

Tentúgal recebeu carta de foral, em 1108, passada pelos condes D. Henrique e D. Tereza, tendo esta última confirmado o mesmo, no ano de 1124.

Faz parte integrante do distrito de Coimbra e foi sede de concelho e vila, até meados do século XIX (ano de 1853).

Foi reelevada à categoria de vila, em 20 de Junho de 1991(Lei nº 93/91, de 16 de Agosto).

O concelho de Tentúgal, se não tivesse sido destruído pelos liberais, por decreto de 31 de Dezembro de 1853, actualmente, englobaria uma área geográfica de 75,21 km², com uma população total residente de 10 218 habitantes, e com uma densidade populacional de 135,860 hab/km².

Se não se tivesse verificado essa grande injustiça perpetrada pelo liberalismo, o antigo concelho de Tentúgal seria, com certeza, um dos mais prósperos do Baixo Mondego, na actualidade. Porém, como foi extinto, provavelmente, por ter um convento, as freguesias de Lamarosa, de São Martinho de Árvore e de São Silvestre passaram a integrar o concelho de Coimbra e as de Tentúgal e de Meãs do Campo passaram para o concelho de Montemor-o-Velho, onde pertencem, actualmente.

Em Tentúgal, foi criado um condado pelo rei D. João III, o Condado de Tentúgal.

A Vila de Tentúgal é mais conhecida pelos famosos pastéis de Tentúgal,que são um doce tradicional de origem conventual. Contudo, esta vila é, também, riquíssima em monumentos históricos, podendo ser considerada como um verdadeiro ex libris do Baixo Mondego, a este nível, tendo sido, inclusivamente, fonte inspiradora de muitas teses de mestrado e de doutoramento.