Vila Nova de Poiares

Região De Coimbra

Vila Nova de Poiares

Vila Nova de Poiares é uma vila portuguesa do Distrito de Coimbra, na província da Beira Litoral, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Pinhal Interior Norte, com cerca de 3 800 habitantes.

É sede de um município com 84,45 km² de área e 7 281 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias.

O município é limitado a norte por Penacova, a leste por Arganil, a sul pela Lousã, a sudoeste por Miranda do Corvo e a oeste por Coimbra.

Vila Nova de Poiares é um dos 17 Concelhos do Distrito de Coimbra, inserindo-se na vasta região do Pinhal Interior Norte.

Vila Nova de Poiares está situada na sua maior parte na grande planura entre as serras do Carvalho e Magarrufe, ultrapassando a de S. Pedro Dias pelo Nascente.

Em termos geográficos, o Concelho apresenta uma área, aproximadamente, 100,4 Km2, estendendo-se no sentido poente-nascente, confinando pelo Norte com o Concelho de Penacova, a Sul com Miranda do Corvo e Lousã, a Poente com Coimbra e a Nascente com Arganil e Góis.

A sua distância de Coimbra é de 22 Km tendo como principais acessos a Estrada da Beira (EN 17) e o IP 3 (via rápida que liga as cidades de Coimbra e Viseu).

No que concerne ao seu património histórico, as origens de Poiares remontam à pré-história, como documentam os vestígios que podemos encontrar de um dólmen. Há ainda marcas da influência romana e muçulmana, bem como regisos de lendas (como a de D. Afonso Henriques).

Crê-se também na existência de uma Albergaria, remontando ao tempo de D. Sancho I, e ainda deiversas construções religiosas pertencentes ao Mosteiro de Lorvão, Mosteiro de Santa Cruz e Universidade de Coimbra.

O concelho de Vila Nova de Poiares, não tendo sido um município medieval, esteve sob a jurisdição de Mosteiros e da Universidade de Coimbra, que aqui possuíam diversos foros.

O Concelho nasceu em 1836, tendo sido suprido por duas vezes. Foi restaurado definitivamente a 13 de Janeiro de 1898, data em que ainda hoje se comemora o Feriado Municipal.

Elevado à categoria de Vila em 1905, manteve-se económica e socialmente estagnado até à Revolução dos Cravos. Hoje, Poiares assume-se cada vez mais como um concelho moderno, com índices de crescimento que o têm guindado a patamares de desenvolvimento verdadeiramente ímpares, tanto a nível regional como nacional.

Vila Nova de Poiares pertence ao bispado e distrito administrativo de Coimbra. Poiarense é o nome atribuído aos habitantes de Poiares e tem como feriado municipal o 13 de Janeiro, dia da Restauração do Município. O seu santo padroeiro é Santo André. Vila Nova de Poiares também é conhecida como a Capital Universal da Chanfana.