Aveiro
Ria de AveiroAveiro
Aveiro é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Aveiro, situada na Região Centro, sub-região do Baixo Vouga, com cerca de 60 000 habitantes. O perímetro urbano é constituído pelas freguesias de Glória (Aveiro) e Vera Cruz (a área original da cidade), estendendo-se ainda para Aradas, Cacia, Esgueira, São Bernardo e Santa Joana. A cidade é conhecida como a "Veneza Portuguesa".Fica situada a cerca de 55 km a noroeste de Coimbra e a cerca de 70 km a sul do Porto, sendo a principal cidade da sub-região do Baixo Vouga e a segunda cidade da região Centro,1 a seguir a Coimbra.
É sede de um município com 78 450 habitantes (2011) e 197,58 km² de área, subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município da Murtosa (seja através da Ria de Aveiro, seja por terra), a nordeste por Albergaria-a-Velha, a leste por Águeda, a sul por Oliveira do Bairro, a sudeste por Vagos e por Ílhavo (sendo os limites com este último concelho também feitos por terra e através da ria), e com uma faixa relativamente estreita de litoral no Oceano Atlântico, a oeste, através da freguesia de São Jacinto.
É um importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e turístico.
Em 1759, D. José I elevou Aveiro a cidade, poucos meses depois de ter condenado por traição, ao cadafalso, o seu último duque, título criado, em 1547, por D. João III. Por essa razão, e a pedido de algumas pessoas notáveis da cidade, à nova cidade foi dado o nome de Nova Bragança em vez de Aveiro, por Alvará Real de 11 de Abril de 1759. Com a queda do poder do Marquês de Pombal, após D. Maria I se tornar rainha em 1777, logo esta mandou voltar a cidade à sua anterior designação.
Foi feita Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito a 29 de Março de 1919 e Membro-Honorário da Ordem da Liberdade a 23 de Março de 1998.
O que visitar:
Museu de Aveiro, Antigo Mosteiro Dominicano, é conhecido pelas coleções de arte sacra, pela riqueza da talha dourada da Igreja de Jesus e pelo imponente túmulo de Princesa Santa Joana. Situa-se Avenida de Santa Joana Princesa.
Museu da Cidade de Aveiro, instalado numespaço interior de linhas modernas e contemporâneas, com uma das suas fachadas ao estilo Arte Nova, ilustra a história e evolução do local representada em exposições temporárias . Situa-se Rua João Mendonça nº 9/ 11 Aveiro.
Museu arte Nova, exposições, serviços educativos e circuito subordinado ao tema. Situa se Rua Manuel Barbosa Magalhães n9/11 Aveiro.
Eco Museu Marinha da Troncalhada, visitas livres ou guidas a uma Marina de Sal. Situa se no Canal das Pirâmidas.
Igreja Vera Cruz ( Nossa Senhora da Apresentração) , a sua fachada branca pontuada por dois painéis figurativos de azulejo do séculoXX chama atenção do visitante. No interior toda a mahia do Barroco na exuberância dos rétabulos de talha dourada. Situa se Largo da Apresentação Aveiro (zona semi-pedonal)
Igeja da Misericórdia, datada do século XVII a Igreja da Misericórdia é um belo exemplar da arquitectura Maneirista portuguesa enquadra-se na corrente estilística do Norte. Destaca-se no seu interior o conjunto retabular em talha dourada e pinturas do século XVIII, o revestimento azulezar, o cadeiral dos mesários em talha dourada e o orgão de tubos do século XVIII, situa se na Rua de Coimbra nº27 em Aveiro.
É um município territorialmente descontínuo, visto que compreende algumas ilhas fluviais na Ria de Aveiro e uma porção da península costeira (freguesia de São Jacinto) com quase 25 km de extensão que fecha a ria a ocidente. O município faz limites terrestres e aquáticos municipais através da Ria com Ílhavo e Murtosa. Faz ainda fronteira com Albergaria-a-Velha, Oliveira do Bairro, Vagos e Águeda.
O município de Aveiro está dividido em 10 freguesias:
-
Aradas
-
Cacia
-
Eixo e Eirol
-
Esgueira
-
Glória e Vera Cruz
-
Oliveirinha
-
Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz
-
Santa Joana
-
São Bernardo
-
São Jacinto