Castelo Branco
Beira BaixaCastelo Branco
O Guia De Turismo apresenta vos o que visitar em Castelo Branco.Cidade de luz, de património e tradições enraizadas, Castelo Branco é rica em Natureza, Sabor e Cultura.
Castelo Branco é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Castelo Branco, situada na região Centro de Portugal, na Beira Interior Sul e na antiga província da Beira Baixa, com cerca de 34 000 habitantes no seu perímetro urbano.
É sede do terceiro maior município português, com 1 438,19 km² de área e 56 109 habitantes (albicastrenses) (2011), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Idanha-a-Nova, a sul pela Espanha, a sudoeste por Vila Velha de Ródão e a oeste por Proença-a-Nova e por Oleiros.
Ao contrário de outras cidades da região, que cresceram notavelmente devido à indústria têxtil, Castelo Branco sempre teve uma importância geoestratégica e política em Portugal. Não está por esse motivo sujeita às flutuações económicas que deslocalizaram empresas têxteis - mormente de laboração manual desqualificada - como sucedeu na região norte e na Cova da Beira. A composição sociológica predominante é por esse motivo também muito diferente de outras cidades de cultura do operariado.
Foi considerada em 2006, num estudo elaborado pela DECO, a segunda capital de distrito do país com melhor qualidade de vida.
Etimologia
É possivel que o nome da cidade – Castelo Branco – tenha a sua origem na antiga cidade de Cattaleucos que Ptolomeu descreveu no território dos celtas, da lusitânia e que, segundo ele, foi fundada por colonos cartagineses em 504 A.C
A secular tradição albicastrense considera ser Castraleuca o primitivo nome da cidade, que poderá ser uma forma popular e corrompida de Cattaleucos e há razões para admitir que a tradição que considera ser Castelo Branco a herdeira da antiga Cattaleucos é anterior ao séc. XII ou XIII (altura em que o nome da povoação existente no lugar da moderna cidade foi mudado para Castelo Branco).
História
Painel presente no Jardim do Paço Episcopal. Representa a vila de Castelo Branco numa perspectiva de Duarte d'Armas.
Castelo Branco terá tido a sua origem no local de um castro pré-romano. No início do séc XII existia uma povoação, de nome Moncarche, no cimo da Colina da Cardosa, em cuja encosta se desenrolou o povoamento da vila. Pensa-se que Moncarche era uma pequena comunidade cristã que se estabeleceu após a queda do Império Romano do Ocidente e resistiu ao domínio árabe.
Em Castelo Branco há histórias que se tecem de motivos encantadores, fios de mil cores que bordam a alma desta cidade mágica. Perca-se nos Jardins do Paço Episcopal, conheça as históriasnde que se entretecem oa magnificos bordados de Castelo Branco no Museu Francisco tavares Proença Junior, contemple as obras do Mestre Cargaleiro no Museu de seu nome.