Idanha-a-Nova

Beira Baixa

Idanha-a-Nova

Situado no Centro de Portugal.
Terra de sabores, história e cultura, Idanha é fértil em património natural, criatividade e inovação, conquistando sempre um lugar no coração do visitante, especialmente pelas suas gentes generosas e afáveis.

Idanha-a-Nova é uma vila portuguesa no distrito de Castelo Branco, região estatística do Centro e sub-região da Beira Baixa, parte da província tradicional com o mesmo nome, com cerca de 2 100 habitantes.

É sede do quarto município mais extenso de Portugal, com 1 416,34 km² de área, mas apenas com 9 716 habitantes (2011), subdividido em 13 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Penamacor, a leste e sul pela Espanha, a oeste por Castelo Branco e a noroeste pelo Fundão.

A 11 de Dezembro de 2015 a UNESCO considerou Idanha-a-Nova como Cidade da Música, como parte do programa Rede de Cidades Criativas.

Também é nesta vila que decorreram os três últimos acampamentos nacionais (Acanac 2007, Acanac 2012 e Acanac 2017) da maior organização escutista portuguesa, Corpo Nacional de Escutas, que contaram com mais de 22000 escuteiros (Acanac 2017).

O seu padroeiro é Nossa Senhora do Almortão, uma romaria celebrada na Segunda-Feira da segunda semana a seguir à Páscoa, dia em que é feriado municipal.