Sertã

Beira Baixa

Sertã

Sertã (antigamente Sertago) é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, região Centro, sub-região do Pinhal Interior Sul e diocese de Portalegre e Castelo Branco, com cerca de 5 500 habitantes, sendo a principal vila do Pinhal Interior Sul.

É sede de um município com 453,13 km² de área e 15 880 habitantes (2011), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte por Pedrógão Grande, Pampilhosa da Serra e Oleiros, a leste por Oleiros e Proença-a-Nova, a sul por Mação e Vila de Rei, a sudoeste por Ferreira do Zêzere e a oeste por Figueiró dos Vinhos.

É provável que a Sertã fosse conhecida durante o Império Romano, com o nome de Sartago, em acusativo Sartágimem, de cujo declinação deriva o topónimo Sertã.


Gastronomia

A gastronomia da Sertã é muito rica. Destacam-se os maranhos e o bucho recheado, sendo de referir, ainda, a presença do cabrito estonado, que apesar de ser um símbolo gastronómico de Oleiros, enriquece a mesa sertaginense desde tempos imemoriais. Na doçaria: Cartuchos à moda de Cernache do Bonjardim.