Covilhã
Serra da EstrelaCovilhã
O Guia De Turismo apresenta vos o que visitar na Covilhã
O Guia De Turismo fez uma seleção de bons restaurantes e pastelarias na Guarda.
A cidade da Covilhã está situadam a 18kms do ponto mais alto de Portugal Continental, a Torre (1 993 m), pertence às freguesias de Unhais da Serra (Covilhã), São Pedro (Manteigas), Loriga (Seia) e Alvoco da Serra (Seia), estando incluída em três municípios: Covilhã, Manteigas e Seia, mas dista cerca de 20 km do núcleo urbano da Covilhã, sendo a Covilhã, por isso, a cidade portuguesa mais próxima do ponto mais alto de Portugal Continental.
A Covilhã é a principal Porta de acesso à Serra Da Estrela; é também a terra da industria da Lâ, berço de descobridores de quinhentos hoje commopolita cidade universitária.
Universidade da Beira Interior. Este moderno estabelecimento de ensino superior tem cursos que vão de medicina, ás Engenharias, das Ciências Exactas ás Sociais e Humanas passando pelas Artes e Letras. Esta estrutura de ensino ajuda a atrair para a Serra Da Estrela cada vez mais eventos e congressos, muitos de nível internacional
É uma cidade de características próprias desde há séculos, conjugando em simultâneo factos interessantes da realidade Portuguesa.
Num estudo elaborado em 2007 pelo jornal Expresso, sobre a qualidade de vida nas cidades portuguesas, a Covilhã ocupa a 14ª posição, situando-se à frente das restantes cidades do interior do país.
Situada na parte sudeste da Serra da Estrela, a área urbana da Covilhã possui altitudes que variam de 450 a 800 metros. É também a cidade portuguesa mais proxíma do ponto mais alto de Portugal Continental, a Torre (1.993 metros), distando cerca de 20 km do cume da Serra da Estrela. A Torre pertence aos concelhos de Covilhã, Manteigas e Seia. A Torre também dá o nome à localidade onde está situada, a parte mais elevada da serra.
O clima do município é mediterrânico, sendo que as precipitações são mais escassas no verão.
Os Verões apresentam temperaturas altas, enquanto os Invernos têm temperaturas amenas durante o dia e mais baixas à noite. O frio aumenta conforme a altitude, variando de temperaturas mais altas nas partes mais baixas a temperaturas negativas e ocorrências de neve, por vezes abundantes, nas áreas mais elevadas, como a localidade de Penhas da Saúde, acima de 1 500 metros de altitude, a apenas 9 km da Torre. Na área urbana da Covilhã, a neve raramente aparece e geralmente não acumula sobre o solo. Quanto à vegetação, há o predomínio de bosques, com árvores como o carvalho e a azinheira, entre outras. Entre a vegetação arbustiva, a carqueja é bastante encontrada. A vegetação torna-se escassa em direcção à Torre.
O mês mais quente é Agosto, com temperatura média de 22,2 °C, enquanto o mês mais frio é Janeiro, com média de 6,2 °C. A temperatura média anual da Covilhã é de 13,6 °C e a precipitação média anual é de 1 082 mm.
O Guia de Turismo fez um resumo do que visitar na Covilhã:
Museu de Lanifícios, localizado na Real Fábrica de Pannos (fundada em 1764 pelo Marquês de Pombal) é composto por vários núcleos que apresentam a história da mais antiga inustria europeia. A Antiga Fabrica Mendes Veiga versa todo o periodo da industrializaçãompatenteada por entre uma soberba recuperaçãoarquitetónica.
A penas a 20 minutos de carro se encontra o Centro De Interpretação Da Argemela. A terra e o povo, o rio Zêzere e as margens, a serra e as minas...
Contactos .
Rua Direita nº18- 6215-043 Barco-Covilhã
geral@argemela.pt
www.argemela.pt
As Aldeias Históricas:
Em Portugal estão definidas 12 Aldeias Históricas que vão sendo objeto de recuperação. A partir da Covilhão não deixe de visitar as que ficam a norte , Almeida, Linhares da Beira, Castelo Mendo, Marialva, Trancoso, Castelo Rodrigo, a leste, Belmonte, e Sortelha. a sul Monsanto , Idanha-a-Nova, Idanha-a-Velha. Pode incluir na Rota a visita dos 20 Castelos da Sera Da Estrela