Manteigas

Serra da Estrela

Manteigas

Manteigas é uma vila portuguesa, sede de concelho com o mesmo nome, pertencente ao distrito da Guarda, na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região das Beiras e Serra da Estrela. A zona urbana da vila divide-se pelas freguesias de Santa Maria e São Pedro.

É sede de um município com 121,98 km² de área e 3 430 habitantes (2011), dividido em 4 freguesias. O município é limitado a noroeste pelo município de Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

Manteigas é, juntamente com Covilhã e Seia, um dos concelhos que partilham o ponto mais elevado de Portugal Continental (a Torre da Serra da Estrela).

A vila de Manteigas pertence à rede de Aldeias de Montanha.


Localização e paisagem

Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal Continental, por isso é também conhecida como o Coração da Serra da Estrela.

É também no concelho de Manteigas que fica localizada a formação geológica das Penhas Douradas, que também designa uma localidade situada nas imediações.

Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.

Bem perto da vila, encontra-se o Poço do Inferno, que é, de há longa data, um dos ex-libris da Serra da Estrela.

Bem perto se encontra as típicas aldeias de montanha de Sameiro, de Vale de Amoreira e as Penhas Douradas.

Explore este conceljp e deslumbre-se com as condições naturais, ecológicas e paísagisticas que Manteigas lhe oferece.

Rede de Percursos Pedestres de Manteigas
PR1 Rota do Poço do Inferno
PR2 Rota do Javali
PR4 Rota do Carvão
Pr5 Rota do Maciço Central
Pr15 Rota do Carvão de Santa Maria

Rede de Pedestres e BTT de Manteigas
PR3 Rota da Vila
PR6 Rota do Glaciar
PR7 Rota dos Poios Brancos
PR8 Rota da Reboleira
PR9 Rota do Vale de Amoreira
PR10 Rota da Azinha
PR11 Rota do Sol

PR12 Rota de Sameiro
PR13 Rota das Faias
PR14 Rota do Corredor dos Mouros
PR16 Rota das Quartelas
CBTT Centro de BTT de Manteigas
GR33 Grande Rota do Zêzere
Gr22.1 Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal

Gastronomia


Um dos pratos típicos de Manteigas designa-se por "Feijoca de Manteigas", sendo composto por feijoca guisada com carnes de porco. A feijoca de Manteigas, variedade de feijão graúdo que é cultivada em altitude e regada pelas águas da bacia do Zêzere, tem um sabor único, de textura aveludada.

Lagoa da PaixãoLocalizada a 1666 metros de altitude encontra-se a Lagoa da Paixão ou Lagoa do Peixão. Recanto de excelência que proporciona o contacto com a natureza no seu esplendor. Um refúgio de beleza e serenidade.

Covão d'Ametade
O Covão d?Ametade situa-se no sopé do Cântaro Magro.Encontra-se dotado de infraestrutura de apoio à visitação respeitadoras da sensibilidade do local. Daqui contempla-se a imponência e grandisiodade do afloramento granitico dos Cântaros.

Poço do Inferno
A 1080 metros de altitude situa-se a cascata do Poço do Inferno. Local de muita afluência turística, pela rara beleza e efeito espetacular da queda de água cristalina e gélida, que rasga por força da natureza das rochas corneanas.

Nade de Santo António
A Nave de Santo António, a cerca de 1500 metros de altitude, não é mais que uma planície arenosa de aluvião que noutros tempos foi uma lagoa glaciária. Extenso cervunal com rochas graníticas.

Faias de São Lourenço
Encanto ùnico pelas suas cores douradas no outono e verdejantes na primaver/verão. Uma imponente e irreverente fonte da natureza que emociona pela sua beleza.

Cântaros
A Serra da Estrela sempre foi uma região onde a àgua abunda e quase brota debaixode cada pedra. Diz-se que mesmo que algumas montanhas têm tanta água là dentro que mais parecem cântaros, daí a designação dos três cântaros- O Magro - O Raso- O Gordo.

Bioversidade
A Serra da Estrela, conhecida pelas constantes mudanças de clima, apresenta uma infinidade de habitats que proporcionam momentos singulares para os amantes da natureza.

Vale Glaciário do Zêzere
Vale Glaciàrio do Zêzere extensão de 13kms , um dos glaciários maiores da Europa, maravilhosa dádiva da mãe Naturezae, ao mesmo tempo uma lição a céu aberto sobre os vestígios da umlitma época de glaciação. Na sua forma em "U" ostenta inegualáveis belezas geológicas.

Covão da Ponte
O Covão da Ponte situado a 960 metros de altitude possui características naturais ótimas para a prática de actividades ao ar livre. Local onde é possivel encontrar uma sintonia entre a natureza e a preservação deste espaço natural leadado pelo Rio Mondego.

Penhas Douradas
Penhas Douradas é uma ótima pequena aldeia de montanha situada a 1475 metros de altitude, que noutros tempos esra escolhida para curas em altitude e ainda hoje , lugar privilegiadome predileto dos que pretemdem gozar momentos de tranquilidade.