Sabugal

Serra da Estrela

Sabugal

Sabugal é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito da Guarda, na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região das Beiras e Serra da Estrela, com cerca de 1 943 habitantes.

É sede de um município com 822,70 km² de área e 12 544 habitantes (2011), subdividido em 30 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Almeida, a leste pela Espanha, a sul por Penamacor, a sudoeste pelo Fundão, a oeste por Belmonte e a noroeste pela Guarda. Fica em Terras de Riba-Côa, assim como Pinhel, Almeida, Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo.

Foi elevado a cidade em 9 de Dezembro de 2004.

O concelho do Sabugal encontra-se inserido na Bacia Hidrográfica do Côa, sendo este rio o mais importante do concelho.

Em 2000, foi inaugurada a Barragem do Sabugal, sendo que esta, atualmente, abastece todo o município, o que fez com que deixasse de existir falta de água nos meses de verão, quando há mais gente nas aldeias do concelho.

O território do concelho do Sabugal é, geralmente, acidentado, nomeadamente nas freguesias de Sortelha, Casteleiro, Bendada, Penalobo, Vilar Maior, Vila do Touro e Águas Belas, havendo grandes massas graníticas e rochedos – os chamados “Barrocos”.

A sua constituição geológica é, essencialmente, granítica, mas existem, também, rochas e terrenos xistosos e argilosos mais propícios nas freguesias do Sabugal, Vale de Espinho, Vale das Éguas, Fóios e Aldeia Velha.

Os pontos mais elevados do concelho são o Cabeço de S. Cornélio (1000 m), a Serra da Malcata (1004 m), a Serra do Homem da Pedra (1152 m), a Serra das Mesas (1256 m), entre outras.