Vilar Formoso

Serra da Estrela

Vilar Formoso

Vilar Formoso é uma vila raiana portuguesa, do concelho de Almeida, sede de freguesia com 15,14 km² de área e 2 219 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 146,6 hab/km². Vilar Formoso é o principal ponto de entrada por via terrestre em Portugal. Utilizam este ponto de passagem mais de cinco milhões de pessoas por ano, através da rodovia e da ferrovia. Através da fronteira de Vilar Formoso passam a maior parte das Importações / Exportações realizadas via terrestre, de e para o território português.

A freguesia é um aglomerado populacional constituído por dois núcleos separados pela ribeira de Tourões. O núcleo situado mais a sul é o mais recente e desenvolveu-se a partir do século XIX com a construção em 1892 da Linha da Beira Alta que inicialmente ligava a fronteira à Figueira da Foz, mas que actualmente liga a fronteira à Pampilhosa.

O entorno paisagístico de Vilar Formoso é marcado pela típica paisagem da Meseta Central é a unidade de relevo mais antiga da Península Ibérica e ocupa a maior parte da sua superfície. Esta é marcada pelo granito, pelo clima contrastado de montanha e pelo seu ar puro e frio que permite a cura e manufactura de fumeiro. A nível hidrográfico insere-se na bacia hidrográfica do Douro, cujo afluente mais próximo é o Rio Côa, que dista apenas a 7 km. Pelo interior da vila passa a Ribeira de Tourões, que desagua no Rio Águeda.

Contudo, é também uma zona que historicamente tem sido aproveitada para a mineração, testemunhada pela presença das designadas Minas de S. João, de onde se procedia à extracção de volfrâmio e estanho, que foram intensamente exploradas durante a Segunda Guerra Mundial, para a extracção e exportação do minério de volfrâmio para as potências beligerantes (Alemanha Nazi e Reino Unido). Actualmente encontram-se desactivadas e votadas ao abandono, pelo que constituem um perigo ambiental, de saúde pública e de segurança pública.