Carregal do Sal

Viseu Dão Lafões

Carregal do Sal

Carregal do Sal é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 5 500 habitantes.

É sede de um município com 116,89 km² de área e 9 835 habitantes (2011), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a Nordeste pelo município de Nelas, a Sueste por Oliveira do Hospital e por Tábua, a Oeste por Santa Comba Dão, a Noroeste por Tondela e a Norte por Viseu.


História

Este município foi criado em 1836, por extinção dos Concelhos de Currelos e de Oliveira do Conde.

Carregal era o nome de um antigo lugar do concelho de Currelos. Ficou conhecido como “do Sal” em consequência das grandes salinas que aí mandou fazer Francisco Lucas de Melo Pais do Amaral (7 de maio de 1752 – 6 de abril de 1819), da Casa de Santar (Melo Pais do Amaral, depois condes de Santar). Aproveitando a situação do lugar junto à estrada que então era a grande via de comunicação entre os distritos de Viseu e Coimbra, Francisco Lucas de Melo Pais do Amaral mandou instalar em terrenos que aí tinha herdado umas grandes salinas, que abasteciam toda a região. Este negócio, que se manteve propriedade dos seus descendentes (Soares de Albergaria Pais e Melo) durante quase 200 anos, consistia em mandar vir o sal da Figueira da Foz, em barcos, pelos rio Mondego e rio Dão, até Carregal, onde ficava em grandes depósitos, no lugar que por isso se chamou de Salinas, nos limites da povoação, onde Francisco Lucas de Melo Pais do Amaral mandou, aliás, erguer a casa do mesmo nome, hoje o Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria.


Freguesias

Freguesias do concelho de Carregal do Sal.

O concelho de Carregal do Sal está dividido em 5 freguesias:

  • Beijós

  • Cabanas de Viriato

  • Currelos, Papízios e Sobral (Carregal do Sal)

  • Oliveira do Conde (Carregal do Sal)

  • Parada